sábado, 10 de setembro de 2011

Missão Imigração


Olá ! Esse é o primeiro post de muitos. Pelo menos é isso que espero, rs. 
Eu e minha família pretendemos imigrar para o Québec. Para quem não sabe, o Québec é uma província gelada no Canadá. A idéia surgiu, começamos a pesquisar e vimos que é algo palpável para nós.
Ao pensar em imigrar, é automático perguntar o porquê. O que o Brasil não oferece que um outro país irá oferecer?
Bem, todos sabemos dos problemas que o Brasil tem. Violência, corrupção, falta de senso cívico, algumas áreas profissionais extremamente lotadas. Mas o motivo número 1 para imigrar é a violência. A violência preocupa muito quem tem filho, que é o caso de minha família. É dificil pensar em deixar um filho sair para uma balada e não saber se ele volta. Moramos em Curitiba, capital dita como modelo aqui no Brasil. Eu acho Curitiba uma cidade linda, bem planejada, porém começa a apontar graves problemas sociais. Os índices de violência estão alarmantes (http://www.crimescuritiba.com/). Enquanto em 8 meses morrem cerca de 28 pessoas em Montréal (no Québec) aqui morre isso em uma noite agitada (você pode ver dados criminais do Canadá nesse link http://www40.statcan.gc.ca/l01/cst01/legal50b-eng.htm).
E o Québec? Porque la é melhor? Bom, para ser sincero, não sei se será tão melhor assim em todos os aspectos, mas no aspecto segurança, nossa, dá de 100 ! Basta dar uma procurada no google e em alguns fóruns especializados para perceber que isso é real.
Não esperamos que o Québec seja um paraíso, que seja o lugar perfeito, ou ao menos quase perfeito. Sendo realistas, sabemos que trocaremos alguns problemas do Brasil por outros do Québec.
Muitas pessoas acham que o Brasil é um lugar desprezível. Eu não acho. Acho um país excelente, com alguns problemas gritantes, outros, nem tanto assim. Embora digam que a educação do Québec seja excelente, eu não acredito tanto nisso. É uma educação bem diferente da nossa, bem menos ampla e a filosofia do pessoal lá não é incentivar muito os filhos no estudo. Aqui em Curitiba, em contra-partida, temos excelentes escolas municipais. Temos sim colégios públicos excelentes. O problema são as vagas limitadas.
Sabe aquelas reportagens de gente esperando 3 meses pra fazer um exame pelo SUS? Lá no Québec também tem disso. O sistema de saúde lá não é lá aquelas coisas. Dizem que pra emergências você é atendido rapidamente, nas se não, vai tomar chá de cadeira.
A segurança lá é algo muito bom. Nunca ouvi uma opinião contrária. Claro, a violência existe lá também, mas em níveis bem, mas bem menores que aqui no Brasil.
Do que adianta se matar de trabalhar, comprar um carrão, uma casona, e viver igual um prisioneiro? Ter que tomar cuidade com celular, notebook, bolsa? Olhando pros 4 cantos em um sinaleiro, instalando alarme até na privada de casa, fazendo seguro da casa, do carro...
Ou seja, a falta de segurança é fator determinante à qualidade de vida ! Do que adianta Curitiba ter praças lindas se você tem medo de ir dar um passeio nelas lá pelas 7 da noite? Do que adianta ter medo de parar seu carro na rua e ter ele roubado? Medo de sair à noite e ser assaltado? A maioria anda pelas ruas com o radar anti-violência ligado 24 horas por dia ! Eu e minha família estamos a fim de desligar o radar... um pouco.

2 comentários:

  1. Ola!
    Parece um post de uma pessoa que mora em SP rsrs Não sabia que Curitiba estava assim tb. Mas, enfim, acho que todos que querem ir para o QC procuram fugir dos mesmos problemas.
    Vi no CBQ que vc é de mainframe, e assim como vc, partilho dessa mesma insegurança de não encontrar logo um trabalho na área.

    Vc tem orkut? Poderia me adicionar?

    abs,
    Paula Antunes

    ResponderExcluir
  2. Olá ! Pois é, curitiba não anda lá aquelas coisas não. Rs. Quanto ao emprego, realmente bate uma insegurança. Inclusive, minha esposa é enfermeira, (dizem que enfermagem é uma profissão de altissima demanda lá) e mesmo ela tem insegurança de sofrer pra arrumar emprego após as equivalências dela. Se quiser entrar em contato conosco, escreva pra rumoaneveblog@gmail.com, que eu ou minha esposa damos uma olhada ! Abraço.

    ResponderExcluir